Cerca de 16% dos baleados em Salvador e RMS foram atingidos dentro de casa, diz relatório do Fogo Cruzado
Por Redação
O relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado, referente ao mês de novembro, revelou que 16% das pessoas baleadas no último mês em Salvador e na Região Metropolitana (RMS) foram atingidas dentro de suas próprias casas.
Segundo o Instituto, 96 pessoas foram baleadas em novembro, sendo o menor número de vítimas da violência armada em 2025. Por outro lado, 15 dessas vítimas foram atingidas em suas respectivas residências, o equivalente a 16% do total. A proporção de vítimas dentro de casa é a maior do ano, quase o dobro do mesmo mês em 2024, quando oito pessoas foram baleadas dentro de casa.
O levantamento ainda registrou que entre as vítimas atingidas em casa, 12 morreram e três ficaram feridos. Sobre os números, o cofundador da Iniciativa Negra e especialista em segurança pública, Dudu Ribeiro aponta que o “Estado precisa assegurar que famílias tenham o direito de viver em paz dentro de seus próprios lares”.
“O que os dados de novembro revelam é um cenário de ruptura profunda da segurança cotidiana. Quando 16% das vítimas são atingidas dentro de casa, estamos diante de uma situação em que nem o espaço mais básico de proteção está preservado. Isso afeta diretamente a saúde emocional, a confiança social e o direito à vida das pessoas que vivem nesses territórios violentados”, afirmou Dudu Ribeiro, cofundador da Iniciativa Negra e especialista em segurança pública.
Entre os episódios registrados, um homem e uma mulher foram encontrados mortos a tiros dentro de uma residência na Ladeira do Sapoti, no Engenho Velho de Brotas, apenas 15 dias após terem se mudado para o imóvel.
