Salvador cria grupo de trabalho para preparar ações voltadas à Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027
Por Gabriel Lopes
A Prefeitura de Salvador instituiu um Grupo de Trabalho (GT) responsável por desenvolver ações voltadas à qualificação e promoção dos eventos internacionais relacionados à Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. A competição terá a capital baiana como uma das sedes, com jogos na Arena Fonte Nova.
Conforme o decreto, o colegiado será composto por representantes de diversos órgãos municipais, e cada um deve indicar formalmente um representante titular e um suplente, preferencialmente secretários ou representantes indicados. A designação dos integrantes será feita por ato do prefeito Bruno Reis.
A coordenação dos trabalhos ficará sob responsabilidade do representante titular da Sempre. A própria secretaria será responsável por custear despesas relacionadas ao preparo e às ações necessárias para a promoção dos eventos internacionais mencionados, utilizando recursos previstos em sua dotação orçamentária.
A participação no Grupo de Trabalho é considerada de relevante interesse público e não será remunerada.
O colegiado será composto por representantes das secretarias de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Governo (Segov), Casa Civil, Fazenda (Sefaz), Cultura e Turismo (Secult), Inovação e Tecnologia (Semit), Saúde (SMS), Comunicação (Secom), Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Mobilidade (Semob), Ordem Pública (Semop) e Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB).
Também integram o grupo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a Procuradoria-Geral do Município (PGMS) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur).
COPA DO MUNDO
Disputada desde 1991, a Copa do Mundo Feminina da Fifa tem os Estados Unidos como maior vencedor, com quatro títulos. Na sequência aparece a Alemanha, com duas conquistas. Noruega, Japão e Espanha — atual campeã — possuem um título cada.
O Brasil alcançou seu melhor resultado em 2007, quando chegou à final, e ficou em terceiro lugar em 1999. A camisa 10 da seleção, Marta, é a maior artilheira da história do torneio, com 17 gols marcados em 20 partidas.
A décima edição da competição está marcada para ocorrer entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, com a participação de 32 seleções distribuídas em oito grupos de quatro equipes. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às oitavas de final. Além de Salvador, outras sete cidades sediarão os jogos: Brasília (Mané Garrincha), Rio de Janeiro (Maracanã), São Paulo (Neo Química Arena), Belo Horizonte (Mineirão), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena Pernambuco) e Fortaleza (Castelão).
