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Fórum marca início de implantação do novo modelo de compras no Governo do Estado

Por Redação

Fórum marca início de implantação do novo modelo de compras no Governo do Estado
Foto: Divulgação

A Secretaria da Administração (Saeb) deu início à implantação do novo modelo de compras do Estado, nesta segunda-feira (10), com a realização do Fórum Baiano de Compras Públicas, no Hotel Deville Prime, situado no bairro de Itapuã. O evento, que reuniu cerca de 700 participantes entre servidores e gestores públicos, também marcou o lançamento do Plano Estratégico dos Processos de Logística de Suprimentos do Estado (período 2025-2027).

 

O novo modelo de compras do Estado é resultado de um trabalho realizado ao longo de um ano e meio, capitaneado pela Secretaria da Administração, com apoio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Instituto Publix - consultoria contratada para auxiliar no desenvolvimento do projeto. O modelo foi construído de forma conjunta, contando ainda com a participação de representantes de 15 órgãos estaduais, além dos integrantes do Grupo de Trabalho.

 

O projeto contou com mais de 130 workshops realizados em todo o Estado, além de levantamentos de dados, entrevistas e o mapeamento dos fluxos dos processos de compras estaduais. A iniciativa foi financiada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado da Bahia (Profisco II).

 

FÓRUM
O secretário da Administração, Rodrigo Pimentel, falou na abertura do evento. “O Fórum Baiano de Compras Públicas tem o objetivo de lançar o Sistema Integrado de Logística, que vai mudar a forma como fazemos a logística de suprimentos no Estado da Bahia. O objetivo do novo modelo é trazer mais economicidade e eficiência para as aquisições públicas baianas”, declarou o titular da Saeb.

 

A superintendente de Recursos Logísticos da Saeb, Geisiane Magalhães, que está diretamente à frente do projeto, comentou sobre os princípios que nortearam o trabalho.

 

“O novo modelo de compras é fruto de um trabalho que vem sendo realizado desde abril de 2024. O levantamento do cenário identificou a necessidade de rever a forma como compramos no Estado, para gerar celeridade processual, economicidade e sustentabilidade. Estamos propondo um olhar mais estratégico, com um modelo de governança definido e baseado em princípios e no balizamento jurídico”, analisou.

 

Pelo novo projeto, os fluxos de compras dos órgãos estaduais foram redesenhados, padronizados e unificados, reduzindo-se de 170 tipos para 25. O novo modelo foi estruturado a partir de premissas como missão, visão, valores e objetivos. 

 

O Projeto Sistema Integrado de Logística está alinhado às boas práticas, tendências e soluções inovadoras que transformarão a forma como o Estado planeja, adquire e gerencia seus recursos. Também participaram da abertura do evento o titular da Procuradoria Administrativa da PGE, Jamil Cabus Neto, e o diretor do Instituto Publix, Gilberto Porto.

 

No período da tarde, o evento contou com uma programação extensa, incluindo palestras, discussões técnicas, interação com o público presente e espaço para manifestações dos representantes dos órgãos estaduais.