Wagner reconhece que há “torcida” por Pacheco no STF, mas afirma que Lula decidiu indicar Jorge Messias
Por Redação
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Siva (PT) irá se reunir com o ex-presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quando retornar à Brasília. Em conversa com a imprensa nesta segunda-feira (10), durante a COP30, em Belém (PA), o petista disse que há uma “torcida” no Senado pela indicação de Pacheco, mas que Lula já teria tomado uma decisão sobre o substituto do ex-ministro Luiz Roberto Barroso.
Wagner comentou que a conversa de Lula com Pacheco deve ser muito mais por um reconhecimento, por uma deferência, mas que não vê a possibilidade de Lula mudar de ideia. Conforme o senador, o presidente já decidiu que irá indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias.
"Tenho de trabalhar com o dado que tenho. E o dado que tenho é que há uma escolha feita pelo presidente, apesar de não anunciada formalmente", afirmou Wagner, referindo-se à indicação de Messias.
O senador ainda reconheceu que há torcidas no Congresso que estão trabalhando pelo nome de Pacheco e também por outros nomes, mas que isso não deve ser motivo para o presidente Lula adiar mais uma vez o anúncio provável do nome de Messias como indicado ao Supremo Tribunal Federal.
Havia uma expectativa disso ocorrer ainda em outubro, mas em razão da viagem de Lula à Malásia e também à megaoperação mais letal da história do Rio de Janeiro, o anúncio foi adiado e a nova previsão é que ele ocorra até sexta-feira (14).
