ANAC prepara norma para punir passageiros indisciplinados em voos ainda neste ano
Por Redação
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deve publicar até o fim deste ano uma norma para punir passageiros considerados indisciplinados em voos. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da autarquia, Tiago Chagas Faierstein.
Segundo ele, o objetivo é aplicar sanções que inibam comportamentos inadequados durante as viagens aéreas. “A ideia é que essas pessoas possam ser punidas para que, ou deixem de voar, ou tomem uma punição por um determinado tempo”, afirmou.
O anúncio ocorre em meio a um aumento expressivo nos casos de confusão e violência a bordo. Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) aponta que os conflitos em aeroportos e aviões cresceram 87% entre janeiro e julho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Foram 979 ocorrências registradas neste ano, contra 523 em 2024, envolvendo tumultos, brigas e depredações que, em muitos casos, acabam prejudicando centenas de passageiros.
Na semana passada, um passageiro chegou a ser preso no Paraná após fazer uma “piada” sobre bomba dentro de um avião. Segundo a polícia, o homem insinuou a um tripulante que havia um explosivo na bagagem. O comentário, que ele afirmou ser uma brincadeira, levou à evacuação da aeronave e à realocação dos passageiros em outros voos.
Após a ameaça ser descartada, o aeroporto retomou as operações normalmente, conforme informou a Motiva, concessionária responsável pelo terminal.
