Salvador sedia II Fórum Internacional de Ciências Policiais com foco em inovação e integração tecnológica na segurança pública
Por Redação
Nos dias 30 e 31 de outubro, Salvador será o centro das discussões sobre o futuro da segurança pública no Brasil ao sediar o II Fórum Internacional de Ciências Policiais (FICP Bahia 2025). O evento é promovido pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e pelo Governo do Estado da Bahia, com organização científica do Instituto Arrecife, e tem como propósito integrar atividade policial, ciência, tecnologia e inovação para fortalecer a atuação das forças de segurança com base em evidências e boas práticas internacionais.
O fórum reunirá autoridades, pesquisadores, profissionais de segurança e empresas de tecnologia, com destaque para a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, e de Leandro Almada, diretor de Inteligência da Polícia Federal. Também participará o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Marcus Vinícius Oliveira.
Entre os palestrantes nacionais e internacionais, estão nomes de referência como Jason Potts, diretor de Segurança Pública de Las Vegas (EUA) e presidente da ASEBP; José Eleutério, do ALERRT Center da Texas State University; e especialistas como Alessandro Visacro, Leonardo Novo, Rodrigo Duton, Cel. Araújo Gomes e Carolina Salomão, entre outros.
O FICP Bahia 2025 contará com a participação de diversas instituições de segurança e ensino, entre elas a Polícia Militar e a Polícia Civil da Bahia, Polícia Federal, Guarda Civil Municipal de Salvador, SEAP-BA, SENAI CIMATEC, UNIPOL, UFRJ, ECEME e o Ministério Público da Bahia, por meio do GAECO.
A programação inclui conferências, mesas-redondas e painéis temáticos sobre temas como balística forense, cibersegurança, combate ao crime organizado, policiamento orientado pela inteligência, centros de comando e controle, além da formação e capacitação policial. Empresas do setor também apresentarão soluções tecnológicas aplicadas à segurança pública.
O evento conta com apoio institucional de entidades como ABIMDE, ABRABLIN, ABRASEL-BA, CDL Salvador e Editora Griffos, além do patrocínio master de EDGE Group e Ironfence. Outras empresas patrocinadoras incluem AXON/Oakmont Group, IWI – Israel Weapon Industries, Protecta Group, AVANTIA, HEX 360, Hispania Telecom Energy (HTE), Inspect, entre outras.
Com inscrições gratuitas e certificação de atividades complementares, o FICP Bahia 2025 se consolida como um dos principais encontros de segurança pública do país, posicionando Salvador como referência nacional e internacional na construção de políticas baseadas em ciência, tecnologia e inovação.
