Anvisa esclarece que glitter com polipropileno não pode ser usado em alimentos
Por Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareceu que plásticos, incluindo o polipropileno (PP) micronizado, não estão autorizados para uso na composição de alimentos, sejam eles preparados ou industrializados.
Com isso, nenhum pó decorativo ou glitter que contenha o chamado “PP micronizado” pode ser utilizado em produtos de confeitaria ou na decoração de alimentos. Segundo a agência, esses materiais são permitidos apenas em objetos decorativos não comestíveis, como cenários ou enfeites utilizados em festas temáticas.
A Anvisa reforçou que produtos usados para colorir bolos, doces e similares, tanto em confeitarias quanto em ambientes domésticos, são considerados alimentos. Por isso, devem ser fabricados somente com ingredientes e aditivos previamente autorizados, como corantes e substâncias que alteram cor, textura e sabor, após avaliação de segurança para o consumo humano.
O posicionamento da Anvisa foi divulgado após a repercussão de um vídeo publicado nas redes sociais, na conta Almanaque SOS, que mostrou supostos glitters “comestíveis” sendo produzidos com materiais plásticos semelhantes aos usados em garrafas PET.