Arthur Maia destacou atuação do seu aliado na Codevasf, demitido pelo governo por conta da derrota na votação de MP
Por Edu Mota, de Brasília
Em vídeo gravado nas suas redes sociais, o deputado federal Arthur Maia (União-BA) lamentou a exoneração do superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier Nascimento. Nomeado para o cargo por indicação de Maia durante o governo Michel Temer, em 2016, Harley acabou sendo exonerado como retaliação do governo pela derrota sofrida na votação da medida provisória 1303/2025, de taxação de aplicações financeiras, bets e fintechs.
Arthur Maia foi um dos 12 deputados da bancada da Bahia que votaram a favor de um requerimento de retirada de pauta da medida provisória 1303. Como a medida perdia validade naquele mesmo dia da votação, na última quarta (8), o texto acabou perdendo eficácia.
O indicado de Arthur Maia para a Codevasf foi incluído em uma primeira leva de pessoas demitidas pelo governo por conta da votação contrária. Além de Harley, outros nove indicados perderam cargos em instituições como a Caixa Econômica Federal, a Codevasf, o Dnit, entre outros órgãos.
Além de lamentar a exoneração do seu indicado, Arthur Maia destacou, nas suas redes sociais, a competência do engenheiro Harley Xavier durante os nove anos em que esteve à frente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa. Segundo Maia, Harley fez história e vai deixar um legado na instituição.
"Além dos milhares de poços tubulares, das centenas de milhares de poços de água que foram distribuídos, das estradas que foram feitas, ele foi o responsável pelo início e pela conclusão da primeira etapa da Adutora da Fé. E foi Harley, junto com nosso mandato, que fez a revitalização integral do perímetro irrigado de Ceraíma", destacou o deputado do União Brasil.
Para o lugar de Harley, o Palácio do Planalto nomeou interinamente o engenheiro Renato do Rosário Bittencourt Lopes, natural do município de Paramirim, na região sudoeste da Bahia.