Isabela Suarez destaca inclusão produtiva e fortalecimento da pesca artesanal com nova Usina de Beneficiamento de Pescados
Por Victor Hernandes / Ana Clara Pires
A presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez, destacou nesta segunda-feira (13), a importância da inauguração da Usina de Beneficiamento de Pescado em Bom Jesus dos Passos, projeto voltado ao fortalecimento das atividades das marisqueiras na Bahia.
Durante o evento, ela ressaltou que a iniciativa também é fruto da atuação da Fundação Bahia Viva, da qual também é presidente, em parceria com a Associação dos Amigos da Sardenha e a Colônia de Pesca Z3.
Segundo Suarez, o projeto tem foco central na valorização do trabalho das mulheres e na agregação de valor aos produtos captados do mar, atividade tradicional nas ilhas da Baía de Todos os Santos.
“Existe hoje uma série de dobramentos possíveis em relação aos produtos do mar, mas, entretanto, não existia uma estrutura adequada para que essas marisqueiras desempenhassem o trabalho. Então, eu acho que é uma demonstração de um trabalho de inclusão produtiva, de agregar valor aos produtos do mar e, sobretudo, de impacto direto na autoestima e na renda dessas marisqueiras que hoje vivem nas ilhas”, afirmou.
A presidente explicou que o projeto surgiu a partir da boa comunicação e da reputação da Fundação Bahia Viva, consolidada ao longo de 25 anos de atuação na região. “Muitas associações internacionais nos procuram para celebrar cooperações. Claro que a gente precisa direcionar bem essas cooperações, sob pena das coisas não se perderem no meio do caminho. A pesca sempre foi uma atividade tradicional das ilhas, da Baía de Todos os Santos, então foi exatamente a partir dessa boa comunicação que surgiu o projeto”, disse.
“Por hora, ainda não existem ampliações desse horizonte. Precisamos finalizar os trabalhos de implementação da usina, cumprir a carga horária que está dentro da cooperação e dos objetos dessa parceria. A partir daí, vamos estudar os desdobramentos, que com certeza serão ampliados”, concluiu.