Polícia Civil utiliza tecnologia com auxílio de mídias sociais para localizar crianças desaparecidas
Por Redação
O sistema Amber Alert, ferramenta tecnológica da Polícia Civil da Bahia, completa um ano neste mês de outubro e reforça a importância da participação da população na localização de crianças desaparecidas. O alerta é disparado em casos de desaparecimento com risco iminente de lesão grave ou morte, quando o desaparecimento ocorreu nas últimas 72 horas.
O Departamento de Inteligência Policial (DIP), por meio do Laboratório de Inteligência Cibernética (Ciber-Lab), explica que as informações sobre o desaparecido são enviadas para a população via Facebook e Instagram, alcançando usuários em um raio de aproximadamente 160 km do local onde a criança ou adolescente foi visto pela última vez. A colaboração de todos é incentivada pelo Disque Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).
Em seu primeiro ano, o Amber Alert registrou quatro casos reportados na Bahia, todos com sucesso, com as crianças localizadas e devolvidas às famílias. A ferramenta funciona em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a empresa de tecnologia Meta, integrando tecnologia e cooperação social para agilizar ações nas primeiras horas de desaparecimento, momento crucial para a segurança da criança.