Lewandowski anuncia protocolo para combater venda de bebidas alcoólicas adulteradas
Por Redação
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou que o governo federal está desenvolvendo um protocolo específico para orientar comerciantes de bebidas sobre como prevenir e identificar a venda de produtos adulterados com metanol.
A declaração foi feita durante participação no Fórum Esfera e ocorre em meio ao aumento de casos de intoxicação e mortes causadas por bebidas contaminadas, especialmente em São Paulo.
Segundo Lewandowski, o objetivo é proteger comerciantes sérios e punir quem comercializa bebidas adulteradas.
"Estamos elaborando um protocolo para orientar os comerciantes de modo geral. Queremos separar o joio do trigo. Os bons comerciantes precisam ser protegidos. Esse é um setor importante da economia, que deve prosperar. Já os maus comerciantes e industriais que adulteram as bebidas serão punidos conforme a lei" afirmou.
O ministro também informou que a Polícia Científica está investigando a origem do metanol usado nas bebidas, para determinar se o composto é de origem vegetal ou fóssil, o que influenciará diretamente os rumos da investigação.
"Isso depende de uma perícia técnica. A Polícia Científica está se debruçando sobre o assunto. Estamos colhendo várias amostras em diferentes estados. O resultado não é tão rápido quanto gostaríamos, mas estamos tomando outras medidas importantes no âmbito administrativo", concluiu.