Caiado negocia deixar União após indicativo de preferência por Tarcísio ou Ratinho à Presidência em 2026
Por Redação
O governador de Goiás e então pré-candidato à presidência, Ronaldo Caiado, estaria negociando uma saída do União Brasil diante das dificuldades enfrentadas para garantir uma eventual candidatura à Presidência. Integrantes da cúpula do União Brasil avaliam que a prioridade é garantir a unidade com outros partidos de direita e centro-direita, sugerindo nomes como os dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
As informações são do O Globo. O Solidariedade, que deve formar uma federação com o PRD, já manifestou interesse em receber Caiado e fornecer apoio na pretensão de concorrer ao Palácio do Planalto. O presidente do Solidariedade, o deputado Paulinho da Força (SP), acompanha a movimentação e vem negociando com Caiado.
“A gente tem conversado, mas nada oficial. Estou aguardando o posicionamento dele, se o União Brasil vai dar legenda. Se for candidato (à Presidência) e quiser vir para o Solidariedade, eu tenho que conversar com a federação, mas a gente não teria dificuldade de dar a legenda ao Caiado”, afirmou o parlamentar.
Caiado não se manifestou. A reportagem do jornal O Globo apurou, junto a auxiliares do governador de Goiás, que as negociações com o Solidariedade estão em andamento, mas que ainda não há uma conclusão para acordo. O entorno de Caiado indica que o objetivo principal é continuar no União Brasil e tentar o aval para a candidatura.
A dificuldade se tornou clara conforme a fala do presidente do PP, Ciro Nogueira, em entrevista ao O Globo, destacando Tarcísio ou Ratinho como os candidatos que uniriam a oposição. Nas redes sociais, Caiado reagiu à exclusão e chamou Ciro de “quase ex-senador”. O PP negocia uma federação com o União Brasil, o que obrigaria as duas siglas a terem o mesmo candidato.