Inauguração da BYD pode gerar mais de 10 mil novos empregos diretos na Bahia, diz secretário
Por Francis Juliano / Victor Hernandes
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos celebrou a inauguração da fabricante chinesa BYD na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O titular da pasta, anunciou, nesta quinta-feira (9), durante a cerimônia de entrega da fabricante automotiva, que a chegada da organização pode gerar 10 mil trabalhos diretos e 10 mil trabalhos indiretos, conforme expectativa do Governo do Estado.
“A chegada de uma empresa como a BYD representa um marco, porque trata-se de uma indústria com alto valor agregado, com empregos de renda maior porque pagam melhores salários. Uma linha de montagem expressiva que temos a expectativa de que com o avanço da ampliação da fábrica, cheguemos a 10 mil trabalhadores diretos aqui dentro e mais 10 mil indiretos. Existe uma política de expansão da própria BYD, que tem sido conversada com o nosso governo”, revelou ao Bahia Notícias no evento, que conta com a presença do presidente Lula.
O chefe do órgão apontou que existe expectativa de que a fabricante deve ainda fomentar a economia de outros segmentos.
“Há perspectivas muito boas do horizonte, de modo que a chegada da BYD ajuda vários outros setores, que envolve toda a cadeia produtiva na indústria automobilística, mas também na mesma área dos serviços. vAI gerar novas demandas por outras atividades industriais. Estamos aproveitando esse bom momento, ao mesmo tempo buscando também atrair investidores de outros países”, afirmou.
Ele comentou ainda que investimentos de outros países podem chegar no estado
“Tivemos com o embaixador francês, o presidente Emmanuel Macron, que está vindo para cá para o Brasil e para a Bahia, especialmente em novembro. Uma expectativa também de novos investimentos da Alemanha. Fizemos um encontro industrial Brasil-Alemanha, foi muito importante, com marcos importantes na área de energia renovável, por exemplo. Há perspectivas muito positivas de outras empresas chinesas se instalarem na Bahia. Então, estamos entusiasmados”, concluiu.