Estudante cai em canal após placa de concreto ceder no bairro do Uruguai, em Salvador
Por Redação
Um estudante caiu em um canal, na tarde desta quarta-feira (8), no bairro do Uruguai, na Cidade Baixa de Salvador. O acidente ocorreu em um trecho conhecido como Bate-Estaca, depois que uma placa de concreto que cobria o canal cedeu.
Moradores se mobilizaram para retirar o jovem da água. Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde da vítima.
De acordo com relatos de vizinhos, não é a primeira vez que pessoas caem no canal por conta do deslocamento ou rompimento das tampas de concreto. Moradores afirmam que a estrutura apresenta sinais de desgaste e já havia sido alvo de reclamações.
Em nota, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) informou que enviaria uma equipe técnica para vistoriar o local e avaliar as condições da estrutura. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) também se pronunciou, lamentando o ocorrido e expressando solidariedade à vítima e seus familiares. O órgão disse ainda que está apurando as causas do acidente e que o trecho onde o episódio ocorreu foi isolado. Além disso, uma nova placa foi instalada.
Veja a nota na íntegra:
A Conder informa que está apurando as causas do acidente ocorrido na noite desta quarta-feira (8), no Canal do Bate-Estaca, na Cidade Baixa. Uma equipe técnica vistoriou o local e instaurou procedimento de apuração para identificar as causas da queda da placa, havendo indícios de que o acúmulo de lixo e entulho na área possa ter comprometido a estrutura existente.
O trecho foi imediatamente isolado e, na manhã desta quinta-feira (9), uma nova placa foi instalada. A equipe social da Conder, em conjunto com a empresa contratada, prestará toda a assistência necessária aos dois jovens envolvidos, incluindo a substituição dos pertences danificados.
As intervenções da Conder nessa região integram as obras de micro e macrodrenagem da Cidade Baixa, que têm como objetivo acabar com os alagamentos históricos da Península de Itapagipe. No Canal do Bate-Estaca, o trabalho contempla a limpeza e substituição de todas as placas de cobertura antigas por novas estruturas.
Os trechos que ainda contam com placas antigas serão parcialmente isolados, com áreas de passagem seguras para pedestres.
A Conder manifesta solidariedade às vítimas e à comunidade e assegura que todas as medidas estão sendo adotadas para que nenhum incidente semelhante volte a ocorrer.