Secretário da SRI diz que Ponte Salvador-Itaparica é realidade, destaca prioridade do projeto e relação com prefeitos
Por Eduarda Pinto / Leonardo Almeida
O secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Júlio Pinheiro, afirmou que a Ponte Salvador-Itaparica é uma realidade e que o Governo Federal tem atuado para garantir a execução da obra com agilidade. Em entrevista ao Bahia Notícias, Pinheiro declarou que a inclusão do projeto entre as prioridades do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) reforça o compromisso da União com o desenvolvimento da infraestrutura baiana.
“A ponte é uma realidade. Esse novo formato, com o contrato reequilibrado entre o governo do estado e a empresa chinesa, vai possibilitar o início das obras. Quando o Governo Federal coloca o projeto como prioridade no PPI, isso facilita o financiamento e a liberação de recursos, porque flexibiliza e desburocratiza o processo, garantindo mais celeridade na execução”, afirmou.
Júlio destacou ainda que o empreendimento deve contar com apoio de instituições financeiras como o BNDES e o banco do BRICS, o que deve assegurar o andamento das obras. Ele ressaltou a importância da ponte para o desenvolvimento logístico e econômico de diversas regiões da Bahia.
“É uma obra que vai ser muito importante para Salvador, para o Recôncavo, o Baixo Sul e o Vale do Jiquiriçá. Salvador hoje tem uma única entrada, a BR-324, que é um caos pela grande demanda. A ponte vai possibilitar uma nova via, com um sistema viário interligando Santo Antônio de Jesus e Castro Alves até a BR-116, o que vai dinamizar muito a nossa economia”, explicou.
GOVERNO E PREFEITOS
O secretário também comentou sobre o diálogo com os prefeitos baianos, destacando que a Secretaria de Assuntos Federativos tem atuado como ponte entre os municípios e os ministérios em Brasília.
“Recebemos prefeitos diariamente, e esse é o nosso papel. A secretaria cuida da relação com prefeitos e governadores, articulando os programas do Governo Federal para que cheguem aos municípios e acolhendo as demandas locais”, disse.
Segundo ele, as principais solicitações apresentadas ao governo envolvem recursos para saúde, infraestrutura e habitação, além do acesso a programas como o PAC e o Minha Casa, Minha Vida.
“As demandas são as de sempre: recursos para saúde, infraestrutura, liberação de emendas e pagamento de convênios. A orientação do presidente é que a gente dê celeridade a essas ações, porque o tempo do mandato é curto e a população precisa de respostas rápidas”, pontuou.
LULA NA BAHIA
Pinheiro também comentou as frequentes visitas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Bahia, destacando o carinho do chefe do Executivo pelo estado e o papel estratégico da região nas políticas do governo.
“O presidente Lula tem um carinho especial pela Bahia. Ele mesmo já disse que, em outra vida, acha que foi baiano. E esse carinho é recíproco: o povo baiano tem uma relação muito próxima com ele e foi decisivo na sua eleição. Ele entende que a Bahia precisa dessa atenção e desse apoio do Governo Federal”, declarou.
O secretário lembrou que Lula retorna ao estado nesta quinta-feira (9) para participar da inauguração da fábrica da BYD, em Camaçari, e de anúncios de investimentos da Petrobras no Estaleiro Paraguaçu, em Maragogipe.
“Amanhã o presidente terá duas agendas muito importantes. Uma delas é a inauguração simbólica da produção do primeiro carro híbrido flex da BYD, em Camaçari, e a outra é o anúncio de investimentos de R$ 2,6 bilhões da Petrobras no Estaleiro Paraguaçu, que vai gerar cerca de seis mil empregos e ajudar a retomar a economia do Recôncavo”, destacou.