Prefeitura de Salvador entrega mais 101 casas reformadas pelo Morar Melhor em Águas Claras
Por Redação
A Prefeitura de Salvador inaugurou, na noite desta terça-feira (7), mais 101 casas reformadas pelo programa Morar Melhor no bairro de Águas Claras. Esta é a segunda vez que a iniciativa chega à localidade, totalizando 432 imóveis requalificados. O evento contou com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, que celebraram mais uma etapa do maior programa habitacional já realizado pela capital baiana.
Neste mês de outubro, o Morar Melhor completa 10 anos e já superou a marca de 60 mil casas reformadas. O programa é desenvolvido em toda a cidade, e as áreas mais contempladas foram o Subúrbio Ferroviário, Cabula, Tancredo Neves, Cajazeiras, Liberdade e São Caetano.
Uma das beneficiadas em Águas Claras foi Janusia Souza Ramos, de 42 anos. Moradora há mais de duas décadas da comunidade, ela vive com a mãe, dona Josete, e os dois filhos, Arthur (9) e Raiana (22). Antes da reforma, a casa apresentava goteiras que danificavam móveis e comprometiam o conforto da família.
“Eu estou muito feliz, muito grata pela oportunidade de ter sido escolhida para ter a reforma da minha casa, porque eu sonhava com isso todos os dias. E se eu fosse fazer, ia demandar um tempo. E ao mesmo tempo maravilhada como em pouco tempo eles fizeram a minha casa tão linda, e mais até do que eu esperava. Antes a gente tinha os quartos todos acoplados um no outro. E agora cada um tem seu quarto individual, tenho meu banheiro, a minha área de lavar que eu pedi, minha fachada, que todo mundo está dizendo que está linda, maravilhosa”, contou.
A mãe dela, dona Josete, também celebrou o novo lar, especialmente às vésperas de seu aniversário, que será comemorado no próximo domingo (12). Já a neta Raiana faz aniversário no dia 31. “Eu estou muito feliz, agradecendo a Deus cada minuto. Já melhorou bastante o banheiro da gente, a cozinha da gente. Agora eu posso convidar alguém para vir aqui”, disse, emocionada.
O prefeito Bruno Reis fez um histórico do programa ao ressaltar o aniversário de dez anos. “Quando iniciamos esse programa muitas pessoas duvidavam do seu sucesso. Na época, todos os programas que existiam de reformas tinham outros formatos. Muitos deles não cumpriram o objetivo que era de transformar de fato a vida das pessoas. Havia um desafio de se criar um programa ouvindo milhares de pessoas das ruas que precisavam de reformas em suas casas”, disse.
No início, a iniciativa era bastante desafiadora, lembra o prefeito. “Imagine, como neste caso, realizar 101 reformas ao mesmo tempo. Quem trabalha com obras sabe a dificuldade que é”, disse, ao ressaltar a história de Janusia e dona Josete. “Dona Josete me contou há instantes atrás que sua casa tinha muitas dificuldades. Uma história muito emocionante, mas hoje é motivo de alegria. Dona Josete falou que o banheiro está top. Sem sombra de dúvidas é uma outra casa”, afirmou.
Ele ainda fez um balanço do programa e disse que a meta é ampliar ainda mais o número de residências beneficiadas no ano que vem. “Levamos esse programa para 60 mil casas de Salvador. Virou um dos programas mais premiados, um case de sucesso e que outros estados estão copiando. Deixo aqui o meu agradecimento a todos envolvidos. Ano que vem, o Morar Melhor vai atender ainda mais famílias. Hoje é o programa que as pessoas mais pedem nas ruas de Salvador”, salientou.
O secretário Luiz Carlos de Souza reforçou a importância do equilíbrio fiscal da gestão municipal para a execução do programa. “São 432 famílias que não tinham condições de fazer uma reforma, uma melhoria na sua casa, e a Prefeitura fez. Isso significa dizer que nós temos uma gestão fiscal excelente, o que permite fazer esse tipo de investimento. O programa Morar Melhor é um case de sucesso. São mais de 60 mil famílias beneficiadas, mas nenhuma delas tem uma história igual. Toda inauguração tem uma história diferente de superação, de paciência, de persistência, de fé”, destacou o secretário.
O PROGRAMA
Nessa década em atuação, os serviços mais realizados foram a troca de telhado, realização de reboco, colocação de esquadrias, instalação de kit sanitário e pintura. Algumas outras ações foram a construção de escadas, de rampas de acesso e colocação de corrimão. Os problemas mais recorrentes encontrados pelas equipes são imóveis em áreas de risco, casas com problemas estruturais, infiltrações, mofos e residências sem banheiro.
O programa tem três objetivos definidos: resgatar a cidadania e a autoestima da população residente nas áreas contempladas; prestar assistência técnica nas áreas de Arquitetura e Construção Civil; e oferecer moradia mais digna para as pessoas.
A escolha das localidades que serão contempladas leva em consideração dados do IBGE sobre regiões da cidade com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, de pessoas abaixo da linha de pobreza e de mulheres chefes de família. Não podem ser contemplados imóveis em situação de risco, casas de aluguel e famílias com renda superior a três salários-mínimos.
O Morar Melhor foi premiado, em 2017, com o Selo de Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano. O selo é conferido a projetos que apresentam resultados de boas práticas em habitação. A meta é alcançar mais 15 mil casas até 2028.