Lula pede retirada de taxação dos EUA ao Brasil durante contato com Trump
Por Victor Hernandes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra o Brasil. O pedido ocorreu nesta segunda-feira (6), durante uma conversa entre os dois líderes, através de uma ligação por telefone.
O Governo Federal informou em nota à imprensa, que o telefonema foi em “tom amistoso”. Os dois presidentes debateram por 30 minutos. Segundo o Planalto, eles relembraram a “boa química” que tiveram em Nova York, na Assembleia Geral da ONU, no mês passado.
Na época, Trump fez afagos à Lula, elogiou o brasileiro e disse que os dois se encontrariam. Lula descreveu o contato como uma chance para a “restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.
Ainda na chamada, o presidente americano designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os dois presidentes reforçaram a necessidade de um encontro pessoalmente.
Lula ressaltou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia, reforçou o convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos. A conversa foi acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.