Lula conversa com Trump por videoconferência após encontro na ONU
Por Redação
Nesta segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de uma videoconferência com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de acordo informações obtidas pela TV Globo.
A reunião estava marcada para as 10h30. Todavia, até o momento, não há confirmação se a chamada aconteceu e foi concluída. O presidente está no Palácio da Alvorada, acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckimin e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieria (Relações Internacionais) e Sidônio Palmeira (Secom).
A possibilidade do encontro foi anunciada durante a Assemblea Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Na reunião internacional, o presidente estadunidense discursou logo após a fala de Lula e afirmou que os líderes se cumprimentaram e concordaram em conversar.
Os assessores de Lula optavam por uma primeira comunicação por telefone ou vídeo, para posteriormente organizar uma reunião presencial entre os presidentes.
A abordagem possibilitaria a Lula e Trump esclarecerem dúvidas e reconhecerem áreas de convergência e discordância na negociação comercial. Eles também poderiam gradualmente construir um vínculo de confiança.