Salvador registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, diz Ministério da Saúde
Por Leonardo Almeida
Salvador registrou seu primeiro caso suspeito de intoxicação por bebida alcoólica possivelmente adulterada com metanol, de acordo com divulgação do Ministério da Saúde na noite desta sexta-feira (3). Conforme a pasta, além da capital, a Bahia também tem um caso em investigação em Feira de Santana.
No comunicado, o ministério afirmou que há 113 registros de intoxicação por metanol, segundo os dados enviados pelas secretarias estaduais. Destes, 11 estão confirmados, enquanto os 102 restantes estão em investigação. Até o momento, 12 pessoas morreram sob a suspeita de intoxicação.
Um dos óbitos foi de um homem, de 56 anos, na madrugada desta sexta, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro da Queimadinha, em Feira de Santana. A vítima foi identificada como Marcos Evandro Santana da Costa.
LEIA TAMBÉM:
- Sesab realiza reunião emergencial para investigar caso de intoxicação por metanol em Feira de Santana
- Bahia registrou 35 mortes por contaminação com metanol em 1999; relembre casos
Segundo o Ministério da Saúde, as notificações foram informadas até às 16h desta sexta-feira para o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).
Confira a parcial:
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) confirmou o caso suspeito de intoxicação por consumo de bebida alcoólica por metanol. Em nota enviada à imprensa, a pasta afirmou que foram coletadas amostras e que o material foi encaminhado para análise laboratorial. O resultado ainda não foi confirmado.
“A SMS de Salvador informa que, nesta sexta-feira (3), foi realizada a coleta de amostras referentes a um caso suspeito de intoxicação por metanol em paciente clinicamente estável. O material coletado seguiu para análise laboratorial, e o resultado está sendo aguardado. A SMS segue acompanhando a situação com atenção e orienta a população a evitar o consumo de bebidas ou produtos de procedência duvidosa”, disse a nota da SMS.
(Atualizada às 22h09)