Jerônimo sanciona lei que amplia permanência de policiais e bombeiros da reserva em atividades administrativas
Por Redação
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou nesta quinta-feira (2) a lei que estende de quatro para seis anos o prazo de reconvocação de policiais militares e bombeiros da reserva para funções administrativas e de ensino.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado e tem como objetivo reforçar o policiamento ostensivo, ao liberar mais agentes da ativa para atuação nas ruas.
Em entrevista ao Bahia Notícias, em setembro, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que muitos dos reservistas se aposentaram precocemente, mas ainda têm condições de contribuir com a corporação. Atualmente, cerca de 1.400 policiais e bombeiros da reserva já estão em serviço, e um novo edital deve convocar outros 600.
Segundo Werner, o prazo anterior de quatro anos, dividido em dois períodos de dois anos, passa a ser de seis anos, com três anos iniciais e possibilidade de prorrogação por mais três. “A atuação desses profissionais em áreas administrativas garante que o efetivo da ativa esteja mais presente no trabalho ostensivo, fortalecendo a segurança em todo o estado”, afirmou o secretário em entrevista ao Bahia Notícias no mês passado.
O governo ressalta que a medida também integra as ações de valorização dos servidores públicos, especialmente no mês dedicado a eles.