MPF abre investigação sobre surto de intoxicação por metanol no país
Por Redação
O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação preliminar para apurar as circunstâncias do surto de intoxicação por metanol, que já registra 11 casos confirmados e 48 suspeitos em São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal. O procedimento será conduzido pela Procuradoria da República no DF, com apoio do comitê da Procuradoria-Geral da República (PGR) especializado em ordem econômica e defesa do consumidor.
A repercussão interestadual levou procuradores e subprocuradores-gerais da República a se reunirem nesta quinta-feira (31). A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), vinculada à PGR, também deve discutir o tema nesta sexta-feira (1º).
Segundo informações da CNN, o órgão estuda a melhor estratégia para enfrentar o esquema de adulteração de bebidas alcoólicas, o que pode incluir ofícios a autoridades nacionais e estaduais ou até representações junto à Justiça.
Entre as vítimas do surto está o rapper Gustavo da Hungria, de 34 anos, internado na UTI do hospital DF Star, em Brasília, com suspeita de intoxicação por metanol. Segundo boletim médico, o quadro é estável, mas não há previsão de alta.
Até o momento, há uma morte confirmada em São Paulo. Outras sete seguem em investigação: duas em Pernambuco (João Alfredo e Lajedo), três na capital paulista e duas em São Bernardo do Campo (SP).