Eduardo Bolsonaro insiste em candidatura à Presidência e só recuaria em favor de Flávio ou Carlos
Por Redação
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) mantém a decisão de disputar a Presidência da República em 2026 e só abriria mão da candidatura caso os irmãos Flávio ou Carlos Bolsonaro entrem na disputa. A informação foi confirmada por auxiliares próximos ao parlamentar.
A avaliação do filho “03” do ex-presidente Jair Bolsonaro é de que, diante da inelegibilidade do pai, o capital político da família deve permanecer sob comando de um dos herdeiros com trajetória consolidada na política.
Carlos Bolsonaro, vereador no Rio de Janeiro, já manifestou interesse em concorrer ao Senado por Santa Catarina, descartando a corrida presidencial. Flávio, por sua vez, demonstra publicamente preferência pela reeleição ao Senado pelo Rio, mas aliados da família e integrantes do Centrão não descartam que ele mude de rumo caso haja acordo com o ex-presidente.
Sem a participação dos irmãos e com a inelegibilidade de Jair Bolsonaro mantida, Eduardo afirma que está disposto a concorrer ao Palácio do Planalto mesmo sem o aval do pai. Ele resiste a apoiar Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou qualquer outro nome da direita fora da família.
Nos bastidores, Eduardo tem buscado manter pressão internacional, especialmente nos Estados Unidos, para tentar viabilizar uma anistia que reverta a situação de Jair Bolsonaro. Diante da baixa perspectiva de sucesso, o deputado elabora uma estratégia para lançar candidatura presidencial a partir do exterior.