Otto Alencar defende redução de pena para réus do 8 de janeiro com renda de até R$ 5 mil
Por Paulo Dourado
O senador Otto Alencar (PSD-BA) defendeu, neste sábado (27), a adoção de um critério de renda para reduzir a pena de envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Em publicação no X (antigo Twitter), o parlamentar afirmou que a dosimetria deveria ser atenuada apenas para acusados que participaram dos ataques e tenham renda mensal inferior a R$ 5 mil.
“Dosimetria com redução da pena, exclusivamente para quem participou da tentativa de golpe e recebe menos de cinco mil reais por mês”, escreveu Otto.
A manifestação do senador acontece em meio às articulações conduzidas pelo relator do Projeto de Lei da Anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), no Congresso.
Na última quarta-feira (24), Paulinho tinha reunião prevista com os presidentes das comissões Hugo Motta (Republicanos) e Davi Alcolumbre (União Brasil), mas o encontro foi desmarcado. Na ocasião, o relator afirmou que o projeto só será votado na Câmara quando houver entendimento também com o Senado.
“Precisamos resolver com o Davi (Alcolumbre, presidente do Senado). Só dá para dizer ‘vamos votar’ quando estiver acertado com o Senado”, declarou em entrevista à GloboNews.