Prefeitura anuncia programação do Baile da Primavera com atrações no Campo Grande; confira
Por Redação
A Praça do Campo Grande será palco de um dos momentos mais aguardados do Festival da Primavera 2025: o Baile da Primavera. Aberto ao público, o evento promete reunir gerações em torno da música, dança e memórias que marcaram época, transformando o Centro de Salvador em um grande salão a céu aberto. A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (26), às 17h, com a Orquestra Paulo Primo.
Sob a regência do maestro e pianista Paulo Primo, o grupo musical promete um espetáculo versátil e dançante. O repertório passeia por hits que marcaram gerações, como “Vou Deixar” (Skank), “Fora da Lei” (Ed Motta), “Do Seu Lado” (Nando Reis), “Happy” (Pharrell Williams) e “Don’t Stop ’Til You Get Enough” (Michael Jackson). O ponto alto será a emocionante homenagem a Elis Regina, com um arranjo inédito de “Aprendendo a Jogar”, interpretado por Luis Orlando, jovem cantor de apenas 14 anos que já encanta plateias pela força e maturidade artística.
Na sequência, às 18h, se apresentam Renato e Seus Blue Caps e Us Beatles. Segundo Cid Chaves, integrante da Renato e Seus Blue Caps, é grande a expectativa do grupo carioca para o Baile na capital baiana. "Vamos participar do Festival da Primavera mais uma vez e contamos com a presença de todos", diz o músico, ao convidar o público a comparecer ao evento. O artista relembra apresentações anteriores em Salvador: "Fizemos a primeira vez nos anos 60 e, depois disso, muitas e muitas vezes. Agora, nos 60 anos da Jovem Guarda, será uma época muito boa para a gente estar de novo em Salvador".
No sábado (27), quatro orquestras se revezam em um desfile de ritmos e estilos, garantindo uma maratona musical que vai das raízes brasileiras ao charme dos antigos bailes de salão. A Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob regência do maestro Angelo Rafael, abre a programação, às 16h30, celebrando a música brasileira em sua diversidade.
Em seguida, a Orquestra Fred Dantas se apresenta às 17h45. Para o maestro Fred Dantas, o Baile da Primavera é uma celebração coletiva, onde o público canta junto e revive histórias embaladas por canções que nunca saem da memória. “A Orquestra Fred Dantas, como sempre costuma fazer nessas ocasiões temáticas, escolhe músicas que se relacionam com a ocasião. Nessa linha, o baile vai começar com o trecho inicial de ‘As Quatro Estações’ de Vivaldi, no movimento ‘A Primavera’”, explica o maestro.
Posteriormente, acrescenta Dantas, haverá um tributo à Bahia e uma homenagem a Manuel Querino. aluno fundador do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia e da Escola de Belas Artes. “Na homenagem a Manuel Querino, a escritora Aninha Franco vai resumir a biografia do etnólogo e a orquestra tocará ‘Cristo Nasceu na Bahia’, cuja letra se refere à culinária que tanto devemos a catalogação a Querino”, conclui.
Às 19h, se apresenta a Orquestra Zeca Freitas. O maestro Zeca Freitas conduz o público em uma viagem pela memória afetiva dos salões de baile. No repertório, samba, bolero, cha-cha-chá, foxtrot e baladas românticas, culminando na emocionante execução de “Alma Brasileira”, assinatura de sua trajetória musical. Figura marcante da cena instrumental, Zeca retorna ao Baile após celebrar seus 80 anos em grande estilo na edição anterior.
A programação será encerrada às 20h15 com a Orquestra Sérgio Benutti, que apresenta um repertório misturando baladas, boleros, cha-cha-chás, fox americano e, claro, samba brasileiro. Com arranjos feitos sob medida para colocar todo mundo para dançar, o maestro garante um gran finale repleto de energia, alegria e romantismo.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (26)
17h – Abertura | Orquestra Paulo Primo + participação de Luis Orlando
18h – Renato e Seus Blues Caps e Us Beatles
Sábado (27)
16h30 – Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal)
17h45 – Orquestra Fred Dantas
19h – Orquestra Zeca Freitas
20h15 – Orquestra Sérgio Benutti