Kleber Rosa anuncia pré-candidatura a deputado estadual em evento do PSOL no Pelourinho
Por Redação
O segundo colocado na disputa à prefeitura de Salvador e coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Kleber Rosa (PSOL), anunciou, na tarde deste sábado (13), sua pré-candidatura a deputado estadual para as eleições de 2026, na Casa do Olodum, no Pelourinho.
O evento contou com a presença de lideranças do movimento negro, militantes de diversos partidos de esquerda, professores, pesquisadores, representantes do movimento de luta por moradia, do movimento de juventude, lideranças LGBTQIAPN+, comunidades e povos tradicionais de Salvador, da Região Metropolitana (RMS) e do interior baiano.
Kleber Rosa destacou que, após diversas reuniões e diálogos, o PSOL chegou à conclusão da importância de ampliar a representação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para fortalecer a luta em defesa das bandeiras da esquerda e dos projetos de interesse da população baiana.
Um mandato para representar a população negra, os servidores públicos, a luta antirracista, o povo de santo, a comunidade LGBTQIAPN+ e os movimentos sociais da Bahia", pontuou.
A movimentação de uma candidatura à AL-BA foi antecipada pela reportagem do Bahia Notícias em julho. Segundo a reportagem, o lançamento do nome do militante ao cargo de deputado estadual teria como estratégia fortalecer a bancada do partido na AL-BA, que atualmente conta somente com Hilton Coelho (PSOL).
Os membros do PSOL vinham se dividindo em relação à candidatura de Kleber em 2026, com setores defendendo que ele disputasse, mais uma vez, o governo do estado. Ao BN, segundo filiados, a candidatura de Kleber Rosa ao governo do estado é necessária para que a legenda tenha um "nome forte" e com "representação" em um espaço de protagonismo em 2026.
No início deste mês de julho, grupos do PSOL defenderam publicamente a pré-candidatura de Kleber Rosa ao governo da Bahia. A manifestação ocorreu por meio de um pronunciamento assinado por seis das principais correntes internas da legenda, que defenderam a construção de uma alternativa popular, ecossocialista e de esquerda no estado.
Kleber Rosa é servidor público, militante do Movimento Negro Unificado (MNU) e fez história ao se tornar o prefeiturável mais bem votado do PSOL na capital baiana com 10,43% dos votos, totalizando 138.610. O desempenho o colocou como o segundo mais votado nas eleições soteropolitanas, superando o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, e outros candidatos da legenda em ciclos anteriores.