“Lua de Sangue”: Confira como assistir eclipse lunar mais longo do ano
Por Redação
O céu ganhará um tom especial em várias partes do mundo com a Lua de Sangue, fenômeno que ocorre durante um eclipse lunar total, durante este domingo (7). Será o mais longo de 2025, com duração de 1h20.
A coloração avermelhada acontece porque, mesmo bloqueada pela sombra da Terra, parte da luz solar atravessa a atmosfera. Nesse processo, os tons azulados se dispersam, enquanto os vermelhos iluminam a superfície lunar, criando o efeito dramático que dá nome ao espetáculo.
Apesar da expectativa, os brasileiros não poderão observar o fenômeno a olho nu, já que, por aqui, será dia no momento do eclipse. No entanto, o Observatório Nacional transmitirá ao vivo no YouTube, a partir das 12h (horário de Brasília), permitindo acompanhar cada fase em tempo real.
Quem quiser observar o fenômeno do território brasileiro precisará esperar até 3 de março de 2026, quando ocorrerá o próximo eclipse lunar total visível no país, segundo a Nasa. Astrônomos recomendam iniciar a observação cerca de 75 minutos antes da totalidade, para acompanhar todas as fases do espetáculo.