UnB expulsa youtuber de direita por gravar vídeos e debochar de professores
Por Redação
O youtuber de extrema-direita Wilker Leão, conhecido por publicar vídeos debochando de professores durante aulas, foi expulso do curso de História da Universidade de Brasília (UnB), após passar por um processo disciplinar discente (PDD). A instituição analisou sua conduta em sala de aula, onde costumava gravar sem consentimento professores e alunos.
Segundo a Agência Brasil, a expulsão foi anunciada em comunicado divulgado na última sexta-feira (5) pela reitoria da UnB. "A Universidade de Brasília (UnB) informa que, após o despacho decisório no âmbito do processo disciplinar discente, o estudante Wilker Leão de Sá foi excluído da instituição e está impedido de realizar novos registros de matrícula. Cabe recurso. O ato está em conformidade com as recomendações do relatório final do PDD e o parecer da Procuradoria Federal junto à UnB", diz a nota.
O youtuber possui mais de 940 mil inscritos em seu canal no Youtube, já estava suspenso das aulas desde o ano passado, enquanto respondia ao processo administrativo. Wilker também foi condenado a dois anos e três meses de detenção em regime aberto por difamação e injúria contra o professor Estevam Thompson.
Ao portal UOL, o youtuber afirmou que "todo apontamento de 'irregularidades cometidas por mim' são pautadas em perspectivas subjetivas do regulamento administrativo da própria UnB. Mas não há menção à lei alguma"