Washington processa o governo Trump após envio da Guarda Nacional à cidade
Por Redação
A cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, processou o governo Trump nesta quinta-feira (4), após o presidente enviar tropas da Guarda Nacional para a capital. Milhares de membros da Guarda de oito estados diferentes foram encaminhados no mês passado como parte de uma intervenção federal, feita de forma ampla.
A resposta do presidente Trump a uma suposta "emergência de segurança pública" gerou críticas e protestos de muitas pessoas na cidade. Os opositores afirmam que o chefe do executivo estaria utilizando seu poder para punir a cidade por se opor a algumas de suas decisões políticas.
A ação tomada pela cidade ocorre dois dias após um juiz federal do estado da Califórnia determinar que a medida do presidente em enviar soldados da Guarda Nacional para o estado seria ilegal.
A porta-voz da Casa Branca, Abigail Jackson, disse em comunicado que a decisão seria mais uma tentativa de "minar as operações altamente bem-sucedidas do presidente para acabar com os crimes violentos na capital”.