Microfone aberto flagra conversa entre Putin e Xi Jiping sobre transplantes de órgãos e longevidade de 150 anos
Por Redação
Durante um evento em Pequim nesta quarta-feira (3), um microfone aberto captou uma conversa entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da China, Xi Jinping, sobre transplantes de órgãos e o futuro da longevidade humana. O episódio ocorreu enquanto ambos caminhavam ao lado do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, antes do desfile militar que marcou os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
A cena foi transmitida ao vivo pela emissora estatal CCTV, que registrou audiência de 1,9 bilhão de visualizações na internet e mais de 400 milhões pela TV, segundo a administração do canal.
Na gravação, o tradutor de Xi afirmou em russo: “Antigamente, as pessoas mal chegavam aos 70 anos, mas hoje, aos 70, você ainda é uma criança”. O intérprete de Putin complementou que a biotecnologia avança rapidamente e que “os órgãos humanos podem ser continuamente transplantados, e as pessoas podem viver cada vez mais jovens, chegando até mesmo a alcançar a imortalidade”.
Em seguida, Xi respondeu em chinês: “Alguns preveem que, neste século, os seres humanos possam viver até 150 anos”. Kim Jong-un, que caminhava ao lado, sorriu durante a conversa, mas não ficou claro se havia tradução simultânea para ele.
Pouco depois, a transmissão cortou para imagens amplas da Praça da Paz Celestial, e o áudio foi interrompido. Trinta segundos mais tarde, as câmeras voltaram a mostrar os líderes subindo para a tribuna de onde acompanharam o desfile militar.
No discurso oficial, Xi Jinping declarou que o mundo enfrenta uma escolha entre “paz ou guerra” e apresentou parte do poderio militar chinês, incluindo mísseis hipersônicos e drones navais.
Putin chegou a Pequim no último domingo (31) para participar de uma cúpula organizada pela China com mais de 20 líderes de países não ocidentais, entre eles o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Durante o encontro, Rússia e China assinaram mais de 20 acordos em áreas como energia e inteligência artificial, além de um projeto para construção de um novo gasoduto.