VÍDEO: Português oferece recompensa de 500 euros por “cabeça de brasileiros” e causa revolta nas redes sociais
Por Redação
Um vídeo de um português oferecendo uma recompensa de 500 euros (cerca de R$ 3,1 mil) por cada "cabeça de brasileiro" causou grande revolta nas redes sociais e na comunidade brasileira em Portugal. No vídeo, o homem direciona a oferta a qualquer pessoa do Brasil que viva no país europeu, independentemente de sua situação legal.
“Cada português que trouxer a cabeça de um brasileiro, desses zukas que vivem aqui em Portugal, estejam legais ou ilegais, cada cabeça que trouxer eu pago € 500", disse ele na gravação.
Veja:
A publicação, que viralizou rapidamente, gerou uma forte reação de lideranças comunitárias. A fundadora da Associação de Apoio a Emigrantes, Imigrantes e Famílias (AAEIF), Sônia Gomes, afirmou que a entidade formalizará uma queixa contra o homem, declarando: "Mexer com brasileiro? Ele está ficando doido? Aqui, não. Zero tolerância".
A presidente da Casa do Brasil de Lisboa, Ana Paula Costa, também se pronunciou em nota, classificando o vídeo como a “expressão mais perversa, violenta e criminosa do discurso anti-imigração, do racismo e da xenofobia”.