GPS de avião de chefe da UE é desativado no ar após suposta interferência russa; entenda
Por Redação
O sistema de GPS do avião da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi desativado e bloqueado durante sua viagem para a Bulgária, neste domingo (31).
A informação foi divulgada por um porta-voz da União Europeia nesta segunda-feira (1º). Segundo o representante, houve o bloqueio do sistema, mas que em seguida o avião pousou em segurança no país.
“Podemos, de fato, confirmar que houve bloqueio de GPS, mas o avião pousou em segurança na Bulgária. Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que isso se deveu a uma interferência descarada da Rússia”, explicou o porta-voz.
De acordo com o jornal britânico "Financial Times", via G1, a aeronave que levava Ursula perdeu os sistemas eletrônicos de navegação quando se aproximava ao aeroporto de Plovdiv, na região central do país. Na ocasião, os pilotos precisaram aterrissar utilizando mapas de papel após uma hora circulando o local.
“Todo o sistema de GPS da área do aeroporto saiu do ar. (...) Foi uma interferência inegável”, informou uma autoridade do aeroporto ao jornal.
A Rússia não se posicionou sobre o assunto. Porém, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou ao "Financial Times" que o país esteja relacionado ao incidente.