“Não consideramos mais o deputado como membro do União Brasil”, diz Paulo Azi sobre saída de Marcinho Oliveira
Por Leonardo Almeida
O presidente do União Brasil na Bahia, deputado federal Paulo Azi, comentou sobre a situação do deputado estadual Marcinho Oliveira na legenda e confirmou a saída dele do partido. Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, do Bahia Notícias, nesta segunda-feira (25), Azi afirmou que "ninguém é obrigado" a acompanhar as decisões políticas do partido e que Marcinho não é mais considerado um membro da sigla.
Azi explicou que o deputado estadual entrou com um pedido de desligamento oficial, que já foi autorizado pela direção do União Brasil. Segundo o presidente, a decisão de Marcinho reflete a dificuldade de se manter na oposição ao governo do estado, uma postura que "nem todo mundo aguenta".
"Nem todo mundo aguenta as agruras da oposição (...). Nós não consideramos mais o deputado Marcinho Oliveira como membro do União Brasil, apesar de mantermos nossas relações pessoais de amizade. Do ponto de vista político, nós já conversamos, inclusive, ele já fez um encaminhamento para o partido solicitando seu desligamento, prontamente o partido já deixou ele à vontade para que ele possa pleitear a justa causa na justiça eleitoral para que ele possa seguir o caminho que ele desejar", disse Azi.
Com a iminente federação com o PP, o deputado federal reforçou que só permanecerão na nova aliança aqueles que apoiarem a candidatura de ACM Neto (União) ao governo do estado em 2026.
“Ninguém vai estar obrigado a participar da nossa caminhada no próximo ano. Só estarão aqui aqueles que acreditam em nosso projeto. Aqueles que enxergam que nesse momento chegou a hora da mudança na Bahia e que todos nós, muito confiantes, de que a mudança se dará com ACM Neto em 2026. Aqueles que acreditarem estarão conosco e tenho certeza que estarão ao lado da maioria da população de nossa população”, ressaltou o presidente do União-BA.
MARCINHO OLIVEIRA NO PRD
Em junho, Marcinho Oliveira admitiu conversas para se filiar ao PRD (Partido Renovação Democrática), após participar do anúncio da formação da federação do partido com o Solidariedade em um evento em Brasília.
"Estamos dialogando sobre isso. Eu tenho uma boa relação com Ovasco e com o líder do PRD na Câmara, deputado Fred Costa (MG). O PRD quer crescer na Bahia no pleito de 2026, e há um projeto em andamento com esse objetivo. Mas uma mudança, ou não, só pode ser confirmada a partir da abertura da janela partidária, em março de 2026", afirmou o deputado na época.
Caso a filiação se confirme, o PRD passará a ter dois representantes na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), junto a Binho Galinha. Vale lembrar que, em abril, o Bahia Notícias havia noticiado um pedido de expulsão de Marcinho do União Brasil por "infidelidade partidária", mostrando que o rompimento já vinha sendo discutido há alguns meses.