Arena Multiuso pode ser "cereja do bolo" em ano eleitoral e entrega deve ocorrer no segundo semestre de 2026
Por Mauricio Leiro
O Complexo Arena Multiuso de Salvador, apelidado de "Balbinão", segue com as obras em execução e a data de entrega sendo debatida. A inauguração, inclusive, foi tema discutida pelo prefeito Bruno Reis (União), durante entrevista ao Bahia Notícias no Ar, da Antena1 Salvador, na última segunda-feira (25).
O gestor apontou que existe um diálogo aberto para a conclusão da obra, sendo sinalizado pela gestão a empresa responsável - SIAN Engenharia - o desejo de antecipar a entrega do equipamento. Apesar disso, o BN apurou, juntamente a fontes ligadas a obra que existe um "plano de fundo" para a busca de acelerar a entrega.
"Na última sexta-feira, tivemos uma reunião para dar uma acelerada mais nas obras [do Balbinão]. Ficaram efetivamente nessa semana de me apresentar qual é a data real para a entrega. Mas adotamos uma série de medidas para acelerar e entregar quanto antes", informou Bruno durante entrevista.
Inicialmente, a ideia seria realizar a entrega completa da Arena Multiuso da cidade no dia 2 de julho de 2026, data emblemática para o estado, além de ter um vínculo direto com a política. O período ainda seria propício para que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) pudesse participar da entrega, sendo "ainda" pré-candidato ao governo da Bahia. A legislação permitiria a presença dele e o evento seria uma "cereja do bolo" durante o período pré-campanha, com a disputa começando em agosto.
A data teria sido negada pela empresa e órgãos responsáveis. O "prazo" idealizado seria o dia 29 de março, de 2027, pensando em eventuais entraves da obra. A data, em comemoração ao aniversário da capital baiana, também teria sido descartada, justamente por não estar inseria no ano eleitoral de 2026. Em nova rodada de negociações, o período estabelecido teria sido pactuado entre os responsáveis para o ano de 2026, entre o dia 2 de outubro até o final do mesmo ano.
O dia 2 de outubro teria sido a "data ideal" para a entrega da Arena, já que, mesmo sem poder contar com a presença do candidato ao governo da Bahia pelo grupo, ocorreria na sexta-feira antes do primeiro turno da disputa estadual. A ideia de algumas lideranças ligadas ao prefeito Bruno Reis seria fazer da entrega do equipamento o último ato de campanha do grupo, em Salvador. "Seria um grande ato", indicou uma das fontes buscadas pela reportagem.
OBRA OCORRENDO
A obra que tem o consórcio SIAN-BSM-CBS a frente, está sendo realizada com o auxílio da tecnologia BIM (Building Information Modeling), ferramenta que permite maior precisão no planejamento e execução do projeto. No canteiro de obras, os engenheiros utilizam tablets para monitorar o progresso, o que elimina a necessidade de uso de papel e contribui para a sustentabilidade do processo construtivo.
Em relação à arquitetura, o Complexo Arena Multiuso se destaca por suas linhas contemporâneas e pelo uso de soluções tecnológicas que visam transformar a paisagem urbana de Salvador. O projeto também inclui a instalação de um sistema fotovoltaico, que proporciona eficiência energética e reforça a sustentabilidade da obra.
Com capacidade para abrigar até 7 mil pessoas em eventos esportivos e 12 mil em shows, a Arena contará com arquibancadas retráteis, que possibilitam a adaptação do espaço, conforme o tipo de evento. Além disso, o ambiente será climatizado, o que visa oferecer conforto aos frequentadores.