Diretor da Codesal é reeleito para presidência do FNDC durante 3º Fórum Nacional Integrado em Recife
Por Redação
O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, foi reeleito presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Defesa Civil das Capitais e Grandes Cidades Brasileiras (FNDC). A eleição aconteceu na última quinta-feira (21), durante o encerramento do 3º Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, em Recife (PE).
Na nova diretoria, o coronel Walace Medeiros, secretário da Defesa Civil de Niterói (RJ), assumiu a secretaria-geral. As vice-presidências regionais ficaram com Evaldo Jr. (Porto Alegre/RS), Michele Zanini (Francisco Morato/SP), Robledo de Farias (Goiânia/GO), Cássio Sinomar (Recife/PE) e Cláudio Falcão (Rio Branco/AC). Já as vice-presidências temáticas foram ocupadas por Nelson de Lima Ribeiro (Curitiba/PR), Rodrigo Gonçalves da Silva (Rio de Janeiro/RJ), Maiko Richter (Joinville/SC), Vitor Magalhães (Belém/PA), Abelardo Pedro Nobre Júnior (Maceió/AL), Alessandro Borges Ferreira (Cuiabá/MT) e Agnelo Batista de Lima Júnior (Manaus/AM).
Sosthenes agradeceu a confiança dos colegas e ressaltou que os avanços do Fórum foram fruto de esforço coletivo, destacando ainda o apoio da gestão municipal em Salvador. Ele classificou o 3º Fórum como um espaço de troca de experiências e projeções futuras entre gestores de todo o Brasil.
No encerramento, foi divulgada a Carta do Recife, documento com recomendações para ampliar sistemas de alerta, estimular projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e fortalecer a integração entre União, estados e municípios. Também foi aprovada a atualização do estatuto do FNDC, que amplia suas atribuições e consolida o Fórum como espaço estratégico de articulação em defesa civil.
O próximo encontro já tem sede definida: Niterói (RJ) será anfitriã do 4º Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, em 2026.