Presidente do Sinduscon destaca importância do saneamento e impacto em empresas baianas
Por Victor Hernandes / Ana Clara Pires
Durante evento sobre saneamento na Bahia, Alexandre Landim, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), ressaltou a relevância do debate sobre abastecimento de água e saneamento básico para toda a sociedade e para o desenvolvimento econômico do estado.
“Eu acho que a sociedade toda se beneficia quando temos saneamento básico, quando temos abastecimento de água. Falar sobre esse assunto, esse debate, essa recorrência, é importante. Plenárias como essa fazem com que a gente construa soluções e coloque a Bahia numa posição de destaque para nossos baianos, para nossas empresas e para o próprio governo”, afirmou Landim.
O presidente do Sinduscon-BA reconheceu os desafios para expandir o saneamento em todo o estado. “Temos dificuldades a serem vencidas e outras barreiras para serem removidas. Há desafios de capilaridade, de chegar a todos os pontos da Bahia. O investimento é importante e deve ser feito, mas tenho certeza de que as empresas baianas de engenharia estão preparadas para essa transformação, que é mais do que engenharia: é uma transformação social”, declarou.
Alexandre Landim também comentou sobre os impactos regulatórios e legais na indústria local. “Existe um grupo de Estado que trabalha nesse assunto, inclusive em ligação com o governador e todas as secretarias, para avaliar os impactos. É um assunto delicado, porque, às vezes, o impacto direto em uma indústria acaba se irradiando para outras menores e para outros setores. Por exemplo, quando se exporta algum equipamento, é preciso considerar a embalagem. Isso também afeta empresas de embalagem. Mas estamos buscando soluções e acompanhando o que vai acontecer daqui para frente”, explicou.
O EVENTO
Organizado pelo portal Bahia Notícias, em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa e a Rádio Antena 1, o evento “Do Básico do Saneamento para a Universalização”, acontece no Auditório da FIEB, no bairro do Stiep, em Salvador.
A iniciativa reúne autoridades, especialistas, jornalistas, empresários, acadêmicos e representantes da sociedade para discutir os desafios e as soluções que podem garantir o acesso pleno à água tratada e ao esgotamento sanitário na Bahia.