Visitação é suspensa na Cadeia Pública de Salvador após casos de catapora
Por Redação
A visita social foi suspensa no Raio II da Cadeia Pública de Salvador (CPSa) pelo período de sete dias após registros de internos diagnosticados com varicela, doenças mais conhecida como catapora. Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), neste domingo (24), quatro homens foram contaminados com o vírus Varicela-Zóster.
A interrupção na visitação é uma medida preventiva para limitar um possível espalhamento da doença. A CPSa tem visita às segundas-feiras no prédio principal, onde ficam a triagem e quatro raios e às quartas-feiras, nos anexos I e II, que também possuem quatro raios. Até o momento foram suspensas somente as visitas do raio II do prédio principal.
Foto: Divulgação / Seap
Em nota, a entidade informou que os enfermos já estão sendo acompanhados pela equipe de saúde da unidade, que também adotou medidas para evitar a propagação do vírus. Além de promover o isolamento dos diagnosticados, foram aplicadas150 doses de vacina contra Varicela nos internos e servidores que tiveram contato direto com os casos confirmados.
Em termos de higiene, foi determinada a substituição de fardamento, toalhas, colchões, lençóis, cuecas, materiais de higiene pessoal e limpeza para todos os internos do Raio II, com prioridade para onde foram diagnosticados os casos. “O Raio II está em acompanhamento sanitário contínuo e a Cela 2 diretamente vinculada à investigação epidemiológica.”, diz a nota da Seap.
“A Seap reforça que permanece em monitoramento diário da situação e que novas informações serão comunicadas conforme evolução do quadro epidemiológico”, conclui o posicionamento da organização.