CFM vai lançar robô para rastrear redes de médicos e encontrar falsos especialistas: "Vivemos uma epidemia"
Por Aline Gama / Rebeca Menezes, de São Paulo
O Conselho Federal de Medicina (CFM) vai lançar um robô movido a inteligência artificial para rastrear redes sociais e identificar falsos especialistas. A ferramenta, classificada como uma resposta a uma "epidemia" de fraudes na área da saúde, deve ser lançada ainda no próximo mês.
O anúncio foi feito por Jeancarlo Cavalcante, membro do CFM, que detalhou os esforços do Conselho para equilibrar a regulamentação com o incentivo à inovação. "O maior desafio é justamente você regular sem tosar, sem atrofiar o desenvolvimento dessas inteligências, dessas startups e da inteligência artificial. Eu diria que esse é o nosso maior desafio", afirmou Cavalcante.
Veja momento:
A iniciativa é a primeira de um conjunto de quatro ferramentas de inteligência artificial que o CFM planeja lançar. Ela surge como uma tentativa de conter um problema que, segundo o Conselho, tem se alastrado sem controle. "Hoje nós vivemos no Brasil uma epidemia de falsos especialistas, e os conselhos de medicina não têm pernas para conseguir alcançar essas pessoas", explicou o conselheiro.
A ferramenta também terá como alvo fraudadores que, além de falsos, usam números de Registro de Profissional Especialista (RPE) inválidos ou de outras áreas. "Por exemplo, diz que são nutrólogos, RPE número tal, e quando você vai ver, o RPE é um RPE de clínica médica, é um RPE de cirurgia geral", exemplificou Cavalcante.
Jeancarlo Cavalcante | Foto: Fábio Mendes