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INSS suspende contrato com Crefisa após reclamações de beneficiários

Por Redação

INSS suspende contrato com Crefisa após reclamações de beneficiários
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a suspensão do contrato firmado com a Crefisa, responsável por 25 dos 26 lotes de novos pagamentos de benefícios previdenciários. A medida, de caráter cautelar, foi tomada após o registro de uma série de reclamações envolvendo falhas e irregularidades na prestação do serviço.

 

Entre os principais problemas relatados estão atrasos e recusas no pagamento, dificuldades ou impedimento para saque, limitação de valores, além de denúncias de coação para abertura de contas correntes e venda casada de produtos financeiros.

 

O INSS também destacou que houve registros de falta de estrutura adequada para atendimento nas agências da empresa, como filas extensas, ausência de caixas eletrônicos, inadequação dos espaços físicos, inexistência de sistema de triagem e emissão de senhas, além da ausência de informações claras aos beneficiários.

 

Outra reclamação recorrente foi a ocorrência de portabilidades de benefício sem autorização dos segurados. Segundo o órgão, os relatos chegaram por meio de ofícios encaminhados por Procons, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e por manifestações diretas dos beneficiários, tanto nas agências da Previdência Social quanto na Ouvidoria do INSS, especialmente pela plataforma Fala.BR.

 

Em nota, o Instituto afirmou que “não compactua com práticas que acarretem prejuízos ou desconfortos aos beneficiários, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social”.

 

O órgão acrescentou ainda que seguirá fiscalizando as instituições financeiras parceiras para garantir que aposentados, pensionistas e demais segurados recebam atendimento com qualidade e respeito.