Xi Jinping reforça parceria estratégica com Lula e destaca cooperação entre Brasil e China
Por Redação
Em conversa telefônica realizada na manhã desta terça-feira (12), horário de Pequim, o presidente da China, Xi Jinping, afirmou ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva que “a China está pronta para trabalhar com o Brasil para estabelecer um exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global”. A informação consta em relatos divulgados pelos governos dos dois países.
Segundo o comunicado chinês, Xi destacou o apoio à defesa da soberania nacional do Brasil e a importância da luta conjunta contra o unilateralismo e o protecionismo, sem mencionar diretamente a escalada tarifária americana que atinge principalmente os países do Brics, grupo do qual ambos fazem parte.
Na interlocução, os presidentes também abordaram a agenda do Brics e oportunidades de negócios, destacando o alinhamento estratégico e a cooperação bilateral em projetos importantes, como a Iniciativa Cinturão e Rota da China e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Brasil.
Xi ressaltou que “as relações entre China e Brasil estão em seu melhor momento na história”, apontando para uma “comunidade sino-brasileira com futuro compartilhado” e o potencial para “resultados mutuamente benéficos”.
O líder chinês qualificou o Brics como “plataforma-chave para construir consenso no Sul Global”, convocando os países a defenderem conjuntamente “as normas básicas que regem as relações internacionais e proteger os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento”.
Além disso, Xi Jinping enfatizou o compromisso de ambos os países em “construir um mundo mais justo e um planeta mais sustentável”, alinhando-se com prioridades brasileiras, e destacou a importância da cooperação para o sucesso da Conferência da ONU sobre Mudança Climática em Belém. Também mencionou o papel do grupo Amigos da Paz na facilitação da solução política para a crise na Ucrânia.