Bahia lança sistema para avaliar políticas públicas e aprimorar gestão estadual
Por Redação
O Governo da Bahia apresentou, nesta quarta-feira (6), o Sistema Estadual de Avaliação de Políticas Públicas, iniciativa que visa ampliar a capacidade do estado em medir o impacto e a efetividade das ações governamentais. O sistema foi apresentado durante reunião coordenada pelo secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, e contou com a presença de representantes de diversas pastas e instituições ligadas à gestão pública.
A proposta, desenvolvida pela recém-criada Diretoria de Avaliação de Políticas Públicas, da Secretaria do Planejamento (Seplan), será integrada ao Sistema Estadual de Planejamento e Gestão Estratégica (Sepege) e aos instrumentos como o Plano Bahia 2050 e o PPA Participativo 2024-2027.
Segundo o diretor da nova diretoria, Antônio Marcos Barreto, o sistema atuará em duas frentes: o desenvolvimento de capacidades, com foco na formação técnica de equipes, e a execução de avaliações estratégicas, que envolvem diagnósticos, implementação e análise de impacto de políticas públicas. Também está prevista a criação de um Comitê Estadual para coordenar e definir as prioridades de avaliação.
O secretário Cláudio Peixoto destacou que o sistema vai permitir maior eficiência na gestão estadual. “A busca por resultados efetivos exige uma avaliação contínua, que impacte positivamente na vida da população”, afirmou.
Já o secretário da Administração, Edelvino Góes, reforçou a importância estratégica da medida. “O envolvimento da nossa Rede de Consultores Internos fortalece a disseminação dessa tecnologia de gestão”, declarou.
Entre as primeiras ações do projeto estão a institucionalização da governança, o mapeamento de capacidades técnicas existentes, a realização do I Simpósio Estadual de Avaliação e a seleção de políticas prioritárias para análise.
Entre os benefícios esperados estão o uso de evidências qualificadas para decisões públicas, o fortalecimento da articulação institucional e a geração de conhecimento para aprimorar a gestão pública na Bahia.