Empresário é flagrado com 103 quilos de ouro avaliados em mais de R$ 60 milhões em Rondônia
Por Redação
Bruno Mendes de Jesus, de 30 anos, é o empresário flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira (4), em Rondônia, transportando ilegalmente 103 quilos de ouro. As barras do metal estavam escondidas em uma caminhonete e foram avaliadas em mais de R$ 60 milhões — a maior apreensão de ouro já realizada pela PRF.
Natural de Rondônia, Bruno estava em seu carro, modelo Hilux, acompanhado da esposa, de 32 anos, e de uma criança de colo, que seria filha do casal. Segundo a defesa, ele atua no setor mineral, área comum em regiões do Norte do país, onde o garimpo é frequentemente usado como meio de sustento.
O advogado de Bruno, Smiller Rodrigues de Carvalho, afirmou ao Metrópoles que o empresário é “cidadão primário, de bons antecedentes, pai de uma criança de 9 meses e único responsável pelo sustento da família, que se encontra em situação de fragilidade social”.
A defesa argumenta que a atividade do empresário ocorre em meio a “tensões regulatórias”, e que o garimpo, por si só, não é crime. “O que a legislação veda é a exploração de recursos minerais sem autorização legal e sem o cumprimento das obrigações ambientais e tributárias”, diz a nota.
A defesa declarou ainda confiar que, ao longo do processo, os fatos serão esclarecidos, e rejeitou qualquer tentativa de associar Bruno a atividades criminosas ou organizações ilegais.