FGM contrata empresa para recuperar obras vandalizadas no "Caminho da Fé" em Salvador; saiba detalhes
Por Gabriel Lopes
A Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador, formalizou a contratação da empresa Magno Criações Artísticas Ltda para a execução de serviços técnicos especializados de recuperação das obras públicas do projeto “O Caminho da Fé”, instaladas na Avenida Dendezeiros, na Cidade Baixa.
O contrato, firmado por meio de processo de inexigibilidade de licitação, tem valor total de R$ 200.255,32. A homologação foi publicada em 31 de julho de 2025, com base no artigo 74, inciso II, da Lei nº 14.133/21, que permite contratação direta em casos de profissional de notória especialização.
As intervenções visam restaurar 28 totens artísticos criados em homenagem a Santa Dulce dos Pobres e ao Nosso Senhor do Bonfim. As peças são compostas por estruturas de madeira que sustentam chapas de aço inox, gravadas com obras do artista Juarez Paraíso, de reconhecida trajetória nas artes visuais.
A iniciativa ocorre após os equipamentos culturais terem sido alvo de vandalismo. Ao menos 14 estações foram danificados, conforme noticiado pelo Bahia Notícias em abril. Na ocasião, a FGM divulgou nota repudiando os atos e anunciou vistoria técnica para avaliar os danos e planejar os reparos (leia mais aqui e aqui).