Em depoimento, amiga de influencer baiana relata comportamento estranho; saiba detalhes
Por Aline Gama / Gabriel Lopes
Além de Pri Ruas, influencer baiana presa em flagrante por furto, uma jovem de 23 anos, que alega ser amiga da blogueira, foi levada à Central de Flagrantes de Salvador, na noite de terça-feira (29). A jovem prestou depoimento detalhando os acontecimentos que levaram a prisão em flagrante de Pri Ruas pela Polícia Militar e na condução de ambas à delegacia.
Priscila Ruas, autora dos furtos, confessou o crime, mas alegou estar sob uso de medicamentos controlados e sofrer de transtornos psicológicos, argumentos que, segundo os documentos, não afastam a tipicidade da conduta nem o estado de flagrância. Além disso, a influenciadora assumiu total autoria dos furtos, isentando a amiga.
De acordo com o Termo de Declarações, Pri e a jovem são amigas há 17 anos, foram ao shopping para resolver questões pessoais. Após chegarem ao local, foram a uma loja de celulares, a amiga aguardou o atendimento, enquanto Priscila saiu para circular pelo estabelecimento.
Cerca de meia hora depois, a jovem deixou a loja e encontrou Priscila no último piso do shopping, onde, segundo o depoimento, notou um comportamento alterado. Priscila mencionou estar sem dinheiro, reclamou de "juros altos" e começou a experimentar roupas de forma atípica, chegando a andar "seminua" pela loja. Em dado momento, afirmou ter comprado uma calça preta, mas mais tarde admitiu à amiga que, na verdade, a havia furtado, junto com um creme corporal.
Segundo o depoimento, a situação se agravou quando a amiga, ao tentar reencontrar Priscila para irem embora, foi empurrada por um homem não identificado, que a chamou de "ladra". O incidente atraiu a atenção de frequentadores do shopping, que registraram a cena. Seguranças intervieram, e a PM foi acionada, levando as duas jovens para a delegacia.
Pri Ruas assumiu a autoria dos furtos, mas alegou estar em tratamento psicológico e fazer uso de medicamentos controlados. No entanto, conforme destacado no registro policial, tais circunstâncias "demandam comprovação técnica e não afastam, por si só, a tipicidade da conduta nem o estado de flagrância".
A amiga da blogueira foi inocentada. O delegado Gustavo Ruiz Fonseca de Freitas, responsável pelo caso, ressaltou que não havia indícios de coautoria ou participação da jovem no crime. "Embora tenha sido conduzida junto à autora, não apresenta indícios suficientes de coautoria ou participação no crime, tampouco há elementos que sustentem sua vinculação subjetiva com a prática delituosa", consta no documento.
A prisão de Priscila Ruas ocorreu no Shopping Paseo, no bairro do Itaigara, em Salvador, por volta das 17h30 desta terça. Ela foi detida pela segurança do shopping após ser flagrada com uma calça em uma loja de roupa e um pote de creme corporal dentro de sua bolsa, sem o devido pagamento.
A influenciadora teve a liberdade concedida, após o pagamento de uma fiança no valor de R$ 3.000,00. A liberação ocorreu depois de ela ter sido presa em flagrante pelo crime de furto.