Ex-deputado dos EUA e filho de brasileiros, George Santos é preso após se entregar à Justiça americana
Por Redação
O ex-deputado dos Estados Unidos, George Santos, foi preso nesta sexta-feira (25) após se entregar às autoridades americanas. O republicano, que é filho de brasileiros, foi condenado a sete anos de prisão em abril, por fraude e falsidade ideológica. Segundo informações da Associated Press, o ex-parlamentar se apresentou à Justiça americana em um presídio no estado de Nova Jersey.
Eleito em 2022, o político foi indiciado após mentir sobre sua história de vida e enganar doadores durante a campanha. Santos se apresentava como um empresário bem-sucedido que havia trabalhado em prestigiadas empresas de Wall Street e possuía um valioso portfólio imobiliário. Logo foi descoberto que ele enfrentava dificuldades financeiras e até processos de despejo.
A partir desta revelação, foram iniciadas as investigações criminais e parlamentares sobre como ele financiou sua campanha. Ele admitiu ter cometido fraude eletrônica e roubado a identidade de pelo menos dez pessoas — inclusive familiares — para financiar sua eleição ao Congresso.
O republicano de Nova York foi expulso da Câmara, em 2023. Além da prisão, ele aceitou pagar cerca de US$ 580 mil em multas. Em uma carta enviada ao tribunal antes de receber a sentença, Santos disse estar “profundamente arrependido” dos crimes e chamou de “severa demais” a condenação pedida pelos promotores. As informações são do g1.