“Deputado reborn” e “cosplay de pavão”: Deputados batem boca em sessão na Câmara e polícia legislativa é acionada
Por Redação
A aprovação do projeto de lei que flexibiliza e simplifica o licenciamento ambiental foi marcada por uma confusão entre parlamentares na madrugada desta quinta-feira (17) no plenário da Câmara dos Deputados. A discussão foi centrada entre a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) e o deputado Kim Kataguiri (União-SP).
A discussão começou por volta das 2h20 da manhã, após o parlamentar paulista ser chamado de “estrangeiro” e “deputado reborn” durante discurso de Célia. Após isso, Kim, sem citar nominalmente a deputada, mas soltando indiretas, insinuou que a congressista era um “cosplay de pavão”, fazendo menção ao cocar utilizado por ela.
No microfone, a deputada explicou que usava um cocar sagrado do povo fulni ô e que os pavões perdem as penas naturalmente. Ela pediu respeito e disse que não admite ser atacada pelo que veste.
"Isso é um racismo televisionado. Certamente eu tomarei medidas necessárias", disse em resposta aos colegas de plenário. Na tarde desta quinta, a deputada afirmou que vai acionar o Conselho de Ética da Câmara e Ministério Público contra Kim Kataguiri.
Ainda na madrugada, fora dos microfones, a discussão prosseguiu com Xakriabá aos gritos. Imagens da TV Câmara mostraram parte do empurra-empurra e Motta chamando a polícia legislativa, três vezes seguidas.
Veja o momento: