Inscrições no Encceja para privados de liberdade terminam nesta sexta
Por Redação
Termina nesta sexta-feira (11) o prazo para a inscrição de candidatos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) de 2025. A data-limite também vale para pedidos de atendimento especializado e uso do nome social.
O Encceja é uma alternativa gratuita e voluntária voltada para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada e desejam obter a certificação do ensino fundamental ou médio. Para participar, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio até a data do exame.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo responsável pedagógico designado dentro das unidades prisionais ou socioeducativas previamente cadastradas pelos órgãos estaduais competentes. O processo ocorre por meio do Sistema PPL, plataforma mantida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O responsável pedagógico também deverá garantir a guarda e o sigilo dos dados dos participantes, como número de CPF e inscrição.
As provas do Encceja PPL 2025 serão aplicadas nos dias 23 e 24 de setembro, dentro das próprias unidades prisionais e socioeducativas, sem necessidade de deslocamento dos participantes. As instituições deverão obter autorização dos órgãos estaduais de administração prisional e dispor de espaço adequado, com iluminação, mesas, cadeiras e segurança, para a realização do exame.
O exame é composto por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. No ensino fundamental, serão avaliadas áreas como ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, história e geografia. Já para o ensino médio, o conteúdo inclui química, física, biologia, filosofia, sociologia, além das disciplinas já citadas.
