Festival de Cannes cassa prêmio de agência brasileira por uso de IA
Por Redação
A organização do Festival de Cannes cassou o prêmio conquistado pela agência brasileira DM9 após descobrir a utilização de Inteligência Artificial em um videocase apresentado aos jurados.
O videocase foi da campanha “Efficient Way to Pay” para a Consul, onde mostra trechos alterados de uma reportagem da CNN Brasil e de uma palestra do TED Talks.
Conforme o site UOL, a organização do festival informou que a manipulação dos conteúdos por IA resultou na “apresentação de informações imprecisas ao júri durante suas deliberações”.
A agência retirou todas as inscrições de suas campanhas do evento e pediu desculpas ao festival, aos jurados e à indústria e admitiu que os trabalhos apresentavam “inconsistências graves”. O case também ganhou um troféu em outra categoria do festival.
Em nota, a DM9 afirmou que houve “uma série de falhas na produção e no envio do vídeocase” e que o responsável, Icaro Doria, assumiu total responsabilidade pelo fato e está desligado da agência.
A Consul, para quem a campanha foi criada, diz que “não tolera a manipulação, uso ou disseminação de informações falsas”.