Tiago Correia comenta fim da fusão entre PSDB e Podemos, mas garante: “Conversas continuam”
Por Leonardo Almeida / Paulo Dourado
Apesar do esfriamento nas negociações para a fusão entre PSDB e Podemos, o deputado estadual Tiago Correia (PSDB) afirmou que o diálogo entre legendas segue em curso nos bastidores de Brasília. Em entrevista ao Bahia Notícias, o parlamentar comentou a decisão de suspender o processo de unificação entre os dois partidos, mas indicou que o PSDB continua explorando possibilidades de alianças visando as eleições de 2026.
“Essas conversas continuam acontecendo. O PSDB dialogou com diversos partidos, com o MDB, Republicanos, Podemos, e os ajustes ainda estão sendo construídos. A legislação eleitoral muda com frequência para tentar corrigir desequilíbrios, então é natural que haja esse movimento entre as legendas”, afirmou Correia.
A tentativa de fusão com o Podemos foi oficialmente descartada após divergências sobre o comando da futura legenda unificada. O Podemos queria assumir a presidência do novo partido por quatro anos, proposta rejeitada pelo PSDB, que sugeria um sistema de rodízio.
Para Tiago Correia, as diferenças estaduais também foram decisivas para o recuo.
“Não foi só o cenário federal que influenciou. Nos estados, há realidades muito distintas. Em alguns, PSDB e Podemos caminham juntos; em outros, estão em lados opostos. Na Bahia, por exemplo, essa conciliação seria difícil. Faltou viabilidade para esse ajuste fino em tantos estados da federação”, avaliou o parlamentar.
Apesar da desistência da fusão, o deputado destacou que o PSDB segue em busca de novas alianças, incluindo a possibilidade de integrar uma federação partidária.
“Claro que com o Podemos agora é uma conversa mais fria, mas ainda tratamos com outras siglas. O PSDB está refletindo sobre qual será o melhor caminho para o próximo ciclo eleitoral”, concluiu.
