Após encontro entre Baleia Rossi e Marcos Pereira, MDB e Republicanos avançam em negociação para federação
Por Redação
O MDB e o Republicanos avançaram nas negociações para formar uma federação partidária, o que uniria as duas siglas em uma atuação conjunta no Congresso Nacional pelos próximos quatro anos. Nos últimos dias, os presidentes nacionais dos partidos, Baleia Rossi (MDB) e Marcos Pereira (Republicanos), se reuniram para alinhar os principais pontos do acordo.
Agora, os dois partidos darão início a uma análise dos cenários estaduais, com previsão de retomar a discussão em duas semanas. A possível federação deve criar uma das maiores bancadas da Câmara dos Deputados, somando 82 parlamentares eleitos em 2022 — 42 pelo MDB e 40 pelo Republicanos. O grupo só ficaria atrás do PL, da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e da Federação União Progressista Brasileira (União Brasil/PP, ainda em formação).
Na Bahia, no entanto, o arranjo poderá enfrentar dificuldades. Atualmente, MDB e Republicanos caminham em lados opostos no cenário estadual. O MDB integra a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), ocupando a vice-governadoria com Geraldo Júnior. Já o Republicanos compôs a chapa da oposição nas eleições de 2022, indicando Ana Coelho como vice do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil).
A expectativa é que as articulações nacionais busquem saídas para esses impasses locais, o que pode incluir reacomodações políticas nos estados. Mesmo com o desafio, a federação entre MDB e Republicanos é considerada promissora nos bastidores de Brasília, por unir duas legendas com forte presença territorial e boa estrutura partidária.
