Prefeitura estuda exploração de áreas comerciais em estações do BRT Salvador e novo terminal Mané Dendê
Por Victor Hernandes
A prefeitura de Salvador anunciou a contratação de estudos para a exploração de áreas das Estações do BRT de Salvador e no Terminal de Transbordo Mané Dendê. No processo acessado pela reportagem do Bahia Notícias, na última quarta-feira (23), a gestão municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade, publicou a contratação de serviços técnicos especializados para assessorar e estruturar esses espaços.
O ato é direcionado para a exploração econômica, de gestão, operação e manutenção das áreas comuns que ficam localizadas abaixo das estações do modal. Esses lugares estão embaixo de viadutos do meio de transporte, nas estações BRT Cidadela, Hiper, Pituba e Pedrinhas.
Além disso, o terminal no Complexo do Mané Dendê, na Ilha Amarela, Subúrbio da capital baiana, também deve passar por análise para receber projetos do tipo. A Secretaria de mobilidade explicou ao Bahia Notícias que o contrato é relacionado a esses estudos que serão efetuados pelo SalvadorPar. A entidade é uma empresa de economia mista que integra a gestão soteropolitana, que possui autorização para ser criada.
Segundo a pasta, o contrato com a empresa ocorre por meio de dispensa de licitação, mediante outorga. O processo aguarda o início desde abril de 2024, quando as primeiras praças do equipamento foram entregues.
OUTROS ESPAÇOS
A medida chega após o prefeito Bruno Reis entregar em 2024 urbanização das áreas livres sob os elevados das estações Hiper e Cidadela, na Avenida ACM.
Com custo de R$ 18 milhões, o projeto envolveu a implantação de uma série de equipamentos, como lojas comerciais, parque infantil, quadras, campo de futebol e a maior pista de skate da cidade. A obra fez parte do pacote de ações em comemoração aos 475 anos da capital baiana.
Dentre os equipamentos criados para a prática esportiva nas áreas das estações do Hiper e Cidadela estão um campo de futebol, duas quadras poliesportivas, quadra de basquete, estrutura para futmesa, quadra de areia, quadra de futevôlei, tênis de mesa e pista de skate.
Também foram implantadas academias ao ar-livre, parque infantil com brinquedos, bicicletário e praças de convívio.
Os centros comerciais podem abrigar comércios de bairro, além de outros serviços de passagem para atender demandas emergenciais de quem utiliza os serviços de transporte público onde estão inseridos.
Foto: Betto Jr. / Secom PMS